quarta-feira, 10 de junho de 2009

11 de junho: 8º Dia da Novena



11 de junho: 8º Dia da Novena de Santo Antônio: Tomai ...

Levantando-se Jesus da mesa, depõe o seu manto e toma um pano com o qual se cinge. Depois, derrama água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com o pano com que estava cingido¹... A ceia do Senhor comparada à ceia de Abraão. 2. Coisa semelhante se lê no Gênesis2; Eu trarei, diz Abraão, um pouco de água; e sejam lavados os vossos pés e descansai debaixo da árvore; eu vos servirei um bocado de pão; refazei as vossas forças. O que Abraão fez aos três Anjos, fez Cristo aos santos Apóstolos, mensageiros da verdade, os quais haviam de pregar a todo o mundo a fé na Santíssima Trindade. Inclinou-se diante dos pés deles, como se fora um servo, e, inclinado, lavou-lhes os pés. Ó incompreensível humildade! Ó inefável benignidade! Aquele que é adorado pelos Anjos no céu, inclina-se diante dos pés de pescadores. Aquela cabeça, que faz tremer os Anjos, submete-se aos pés de pobres. E por isso apavorou-se Pedro, dizendo: Não me lavarás jamais os pés3, isto é, nunca4. Aterrado de pavor, não pôde suportar que Deus se humilhasse aos seus pés5. O Senhor retorquiu-lhe: Se não te lavar, isto é, se desprezares ser lavado por mim, não terás parte comigo6. Comentário da Glossa7: O que não foi lavado pelo Batismo, ou pela confissão da penitência, não tem parte com Jesus. Depois de lhes ter lavado os pés8, mandou que repousassem debaixo duma árvore. Sentei-me à sombra daquele a quem tanto tinha desejado, e o seu fruto, o seu Corpo e Sangue, que hoje vos dei, é doce à minha garganta9. Este é o bocado de pão, colocado diante deles, que lhes confortou os corações para suportar os trabalhos. Estando eles a cear, tomou o pão, benzeu-o e partiu-o10. Partiu-o, para mostrar que a fracão do seu Corpo não se faria espontaneamente. Benzeu-o antes, porque encheu, por graça do poder divino, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, a natureza assumida11, Recebei e comei: Isto é o meu Corpo12... Palavras de Santo Antônio inspiradas no Senhor!

(Texto inspirado nos escritos de Santo Antônio)




Nenhum comentário: