segunda-feira, 8 de junho de 2009

08 de junho: 5º Dia da Novena


08 de junho: 5º Dia da Novena de Santo Antônio: Pobre

"Só os pobres, isto é, os humildes são evangelizados,porque o que é côncavo retém líquidos, o que é convexo repele-os. O que tem sede, diz o Senhor , venha beber, porque, como ele mesmo o diz em lsaías 06, eu derramarei águas sobre a terra sequiosa e rios sobre o solo seco Da palavra da vida e da água da salutar sabedoria têm hoje sede os pobres, os simples, os idiotas, os rurais e as velhinhas. Mas os cidadãos de Babilônia, que se inebriam com o cálice de ouro da grande meretriz, os sábios e os conselheiros do Faraó estão cheios de palavras e os pressiona um sopro interior, e o seu ventre é como vinho novo que quer transbordar, que arrebenta os odres novos , acreditai me, esses não são evangelizados, mas só os pobres.
E bem-aventurado aquele que não encontrar em mim motivo de escândalo . Cristo é a verdade. Em Cristo houve a pobreza, a obediência e a humildade, O que encontra motivo de escândalo nestas coisas ou a cerca destas coisas, em Cristo se escandaliza. Os verdadeiros pobres não se escandalizam, porque só eles são evangelizados, ou antes, são apascentados pela palavra do Evangelho. Eles são o povo do Senhor e as ovelhas do seu rebanho .
O amontoar de riquezas não é mais do que amargura de tribulação e de dor. O esterco reunido em casa exala mau cheiro; esparramado, fecunda a terra. Também as riquezas, quando se acumulam sobretudo do que não é seu, mas do alheio, geram o mau cheiro do pecado e da morte. Se, porém, são distribuídas aos pobres e restituídas aos próprios donos, fecundam a terra do espírito e fazem-na frutificar. "

(Texto inspirado nos escritos de Santo Antônio)

Nenhum comentário: