quarta-feira, 10 de junho de 2009

10 de junho: 7º Dia da Novena


10 de junho: 7º Dia da Novena de Santo Antônio: Coerência

... E eis que se levantou um certo doutor da lei, e lhe disse para o tentar. Mestre, que devo eu fazer para possuir a vida eterna? Jesus disse-lhe: Que está escrito na lei? Como lês tu: Ele, em resposta, disse: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma e com todas as tuas forças e com todo o teu espírito, e o teu próximo como a ti mesmo. E Jesus disse-lhe. Respondeste bem. Fuze isto e viverás 48.Nesta cláusula inclui-se toda a perfeição da vida e da prática 49. Cada uma das palavras da sentença: Amarás o Senhor teu Deus, etc., são de grande virtude e de grande utilidade. Por isso, vamos dissertar sucintamente sobre cada uma.
Amor, no étimo latino, significa ligar dois entre si. O amor, na verdade, começa por dois 50: o amor de Deus e o do próximo. O amor só nos bons costuma existir51. Amar significa ligar dois...

O amor liga a Deus e ao próximo. Esta é aquela linha de que fala o Senhor em Jó54: Quem estendeu sobre ela a linha? Em que foram formadas as suas bases? O Senhor estende a linha do seu amor sobre a alma, para que ela se estenda até ao amor do próximo. Sobre Jesus Cristo foram firmadas as bases, que são as almas de reta intenção, em que se apóia toda a construção das virtudes. Se a base de toda a intenção não se firmar em Cristo, a construção de toda a obra ameaça ruína; e aquela ruína será grande”. Amarás, portanto, o Senhor teu Deus.
Palavras de Santo Antônio inspiradas no Senhor!

(Texto inspirado nos escritos de Santo Antônio)

Nenhum comentário: