segunda-feira, 8 de junho de 2009

09 de junho: 6º Dia da Novena


09 de junho: 6º Dia da Novena de Santo Antônio: Sal da Terra, Luz do Mundo

"Quem realmente segue a Cristo, deseja que todos sigam o Senhor. Eis porque se dirige ao próximo com carinho, com oração devota e com a pregação. Cristo, por meio da inspiração celeste, e a Igreja, por meio da pregação, dizem ao homem e à mulher: Vem! E quem ouve essas palavras, diga por sua vez ao próximo: Vem! Não queres seguir a Jesus? E Jesus ama quem o segue.

É a graça que amamenta quem está no começo e o ilumina para que cresça e progrida de virtude em virtude; e por isso o conduz do barulho dos vícios, do tumulto dos pensamentos à solidão, isto é, à quietude interior da mente. Aí então torna-se perfeito, fala-lhe ao coração e ele sente a doçura da inspiração divina e pode elevar-se de corpo e alma à alegria do espírito.(...) Por isso: "segue-me". O Senhor fala como uma mãe carinhosa que quando está ensinando seu nené a caminhar, mostra-lhe o pão ou uma maçã e lhe diz: "Vem, vem eu vou te dar!" E quando a criança está pertinho, pronta para pegar, a mãe, devagarinho, vai se afastando e dizendo-lhe, mostrando o pão e a maçã: 'Vem, vem, pega!" Existem também pássaros que tiram do ninho seus filhotes e, voando, os ensina a voar e segui-los. Assim faz Cristo: ele mesmo se coloca como exemplo para que o sigamos e promete o prêmio no Reino dos Céus.

O que está cheio do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos de Cristo, tais como a humanidade, a pobreza, a paciência e a obediência. Falamos com estas virtudes quando as mostramos aos outros em nós mesmos. A linguagem é viva, quando falam as obras. Cessem, por favor, as palavras; falem as obras. Ao pregador foi dada a lei, escreve São Gregório, de realizar aquilo que prega. Em vão se gaba do conhecimento da lei quem destrói com as obras a doutrina. Mas, os Apóstolos falavam conforme o Espírito Santo lhes concedia se exprimessem. Ditoso o que fala segundo o dom do Espírito Santo, não segundo o seu ânimo. "

(Texto inspirado nos escritos de Santo Antônio)

Nenhum comentário: