quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dia de Ação de Graças



DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS: GRATIDÃO A DEUS PELOS DONS RECEBIDOS


Cidade do Vaticano, 26nov (RV) - Nesta quinta-feira celebra-se o Dia de Ação de Graças, popular festa de Thanksgiving. A data é associada a diversos fatores: celebração de agradecimento pela colheita, tradição religiosa e, ainda, é historicamente ligada à fundação das 13 colônias norte-americanas.

Com o avanço dos anos, a tradição desta festa continua, marcando quem a celebra com um espírito de gratidão a Deus pelas coisas boas ocorridas durante o ano. Além disso, a ocasião é também motivo para agradecer pelas situações difíceis enfrentadas, considerando-as como boa oportunidade de amadurecimento.

Atualmente, a celebração é realizada a cada ano, na última quinta-feira de novembro, nos EUA, em alguns países europeus e em diversas partes do mundo, reunindo famílias e amigos para uma refeição comemorativa.

Apesar da controvérsia entre os historiadores, acredita-se que o primeiro Thanksgiving estadunidense tenha ocorrido na Plantação de Plymouth em 1620, como celebração e acolhida aos peregrinos puritanos de terras européias, recém-chegados ao continente americano, em busca de liberdade religiosa. Tal fato viria a ser a semente da fundação das 13 colônias que posteriormente tornaram-se os Estados Unidos da América.

A festa, bastante consolidada nos EUA, tem como cardápio tradicional o peru assado, abóbora e milho, alimentos que tradicionalmente eram produzidos e consumidos nas colônias da América do Norte.

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças através da lei 781, de 17 de agosto de 1949. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro.

A data ainda pouco recordada no Brasil, pode se tornar uma ocasião de reunião dos familiares e amigos, para agradecer a Deus por suas dádivas e pedir a sua benção para vencer os desafios da vida quotidiana. (RD)

Nenhum comentário: