domingo, 24 de maio de 2009

CRISMA 2009

Ocorreu hoje, domingo, 24 de maio, a celebração do Sacramento da Crisma.


Em uma manhã repleta da presença do Espírito Santo, nossa paróquia recebeu 24 novos Crismados.
Presidida por Dom Aloísio Vitral, a cerimônia contou também com a presença do nosso Pároco, Frei Juvenil, nosso Vigário, Frei Adilson e nosso querido Frei Jonas.



A Igreja estava cheia de familiares dos Crismados e de paroquianos.
"Recebe, por este sinal,


o Espírito Santo, o Dom de Deus."


Como ato concreto, foram ofertados chinelos que serão doados para os mais necessitados no Vale do Jequitinhonha


Paz e Bem!
Pastoral da ComunicAÇÃO

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Feijoada do 41º ECC

A Feijoada do 41º ECC que ocorreu no último domingo (17 de maio) foi um verdadeiro sucesso. Não somente pela questão da verba que foi arrecadada para o custeio do encontrão do ECC, que acontecerá no segundo semestre, mas pelo ambiente descontraído e acolhedor que todos encontraram ali.

Os mais de 250 visitantes que passaram pelo Ginásio Frei Aristides do Colégio Santo Antônio, encontraram boa comida, bebida gelada e, ainda, uma excelente oportunidade de (re)encontrar velhos amigos e fazer novos. Foi essa a atmosfera que predominou no local: a da interação festiva entre crianças, jovens e adultos que, movidos por uma boa causa, desfrutaram de um excelente início de tarde cercados de amigos e familiares.




Os Freis Juvenil, Jonas, Olávio e Adilson prestigiaram o evento.

Paz e Bem!

Pastoral da ComunicAÇÃO

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Coroação da Equipe de Catequese


A Equipe de Catequese deu início ontem, 5f, 14 de maio, as coroações à Nossa Senhora.



Com o tema da Presença de Maria, a homenagem foi dividida em Anunciação (ofertando-se velas e flores), Bodas de Caná (ofertando-se uvas e jarra de vinho), Jesus na Cruz (ofertando-se crucifixo e panos brancos), Pentecostes (ofertando-se um pano vermelho e o Divino Espírito Santo). Ao final, pétalas de rosas....
Como ato concreto foram doadas caixinhas de leite!!


VIVA NOSSA SENHORA!!!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

quarta-feira, 13 de maio de 2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009

RETIRO DA CRISMA 2009


Aconteceu no último sábado, 09 de maio, um retiro com os Crismando de nossa Paróquia.

Andréa Ticle nos contou como foi esse dia de muita oração e união:
"O retiro foi sobre os ungidos ou seja os escolhidos . O tema foi proposto por Frei Jonas que orientou e esteve presente durante todo retiro.
No sacramentos do Batismo e Crisma também recebemos a unção.
No batismo somos ungidos para sermos profetas, reis e sacerdotes .
Para exemplificar a ação da unção, meditamos, ouvimos palestras edebatemos sobre Samuel , na dimensão profética (organizado por Padero e Mah), Davi, na dimensão do Reino (organizado por Frei Jonas), e Maria na dimensão do sacerdócio (organizadopor Bel e Paixão).
Estavam presentes 34 pessoas entre catequistas e catequizandos .
O almoço e os lanches foram preparados por Abílio , Gineir e Valci ,maridos de três catequistas , demonstrando com isto apoio e dedicação àvocação de suas esposas.
O sítio foi gentilmente cedido pela Virginia , uma das crismandas, que nos recebeu de maneira admirável.
O retiro terminou na missa das 18:30, na própria Paróquia, presidida por Frei Jonas, aonde os crismandos renovaram as promessas do batismo."
A Crisma ocorrerá no dia 24 de maio, na missa das 10hs. Participem.
Paz e Bem!
Pastoral da ComunicAÇÃO

quinta-feira, 7 de maio de 2009

TORCIDA DE DEUS



Prezados,
O evento tem vagas limitadas.
Foram disponilibizados alguns convites para nossa paróquia.
Reserve o seu na Secretaria Paroquial.
Paz e Bem!
Pastoral da ComunicAÇÃO

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Reencontro do EJC


"Nesse último final de semana (01, 02 e 03 de maio), os jovens do Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia de Santo Antônio realizaram um retiro, um Reencontro, com a ajuda do nosso querido Frei Adilson.

O tema principal foi a Santíssima Trindade, sendo analisadas cada uma das pessoas que a compõe: Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo.

Intercalando, foram realizadas dinâmicas de integração do grupo, de reflexão acerca de nossa identidade, de nossa conduta perante família, amigos e sociedade.

Também foi feita uma Via Sacra, quando os jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre a paixão de Cristo, a importância de seu ato para nossa redenção, bem como nossa parcela de responsabilidade pela situação em que nossa sociedade se encontra atualmente -afinal, foram os nossos pecados que motivaram a crucifixão de Jesus Cristo.

Foram momentos de muita oração, cantos, estudo, reflexão e lazer, em que os jovens tiveram a oportunidade de renovar sua fé e suas forças, para dar continuidade ao trabalho de evangelização e de cunho social, realizado semanalmente.

Com a presença da Santíssima Trindade, fomos inundados pelo poder do Espírito Santo e o retiro foi um sucesso. Alcançamos o nosso principal objetivo, que era o de nos reencontrarmos com Jesus Cristo."

(notícia enviada pelo Grupo dos 5 - dirigentes do EJC)



Paz e Bem!
Pastoral da ComunicAÇÃO

domingo, 3 de maio de 2009

“O Senhor é meu pastor: nada me falta!” (Sl 23)

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 10, 11-18
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor!

- 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi de meu Pai”.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!



Liturgia comentada

Eu dou a vida... (Jo 10, 11-18)

O Evangelho de hoje contrasta de forma muito expressiva o aspecto agônico (isto é, de combate) da salvação. Nossas almas são uma presa disputada. De um lado, o lobo rapace, voraz, destruidor, imagem do anjo de perdição; do outro lado, o Pastor que cuida de suas ovelhas e quer que elas vivam – e vivam em plenitude.
O contraste é violento: o lobo arrebata e dispersa; o Pastor chama e reúne. O lobo rouba a vida; o Pastor dá a própria vida. O lobo não se importa com as ovelhas; o Pastor conhece cada uma pelo seu nome: trata-se de uma relação personalizada, e não a atitude de um líder que conduz uma anônima multidão.

Todo pastor, missionário, evangelizador deve ter sempre em sua mente o modelo que Jesus nos dá para o trato de seu rebanho: uma permanente solicitude que põe em primeiro plano o “bem” de cada ovelha, a sua salvação. E só um profundo amor pode sustentar anos e anos de dedicação, esforço, abnegação, a ponto de deixar em segundo plano os próprios interesses e comodidades.

É assim na vida de família, onde pai e mãe (e até, às vezes, um irmão mais velho!) também são estabelecidos por Deus como “pastores” de seus pequenos. Se o amor existe, os sacrifícios ligados ao trabalho e à educação serão superados e não servirão de motivos para conflitos e separações. Afinal, os filhos não existem para os pais; ao contrário, os pais é que existem para os filhos e deverão prestar contas a Deus da missão que lhes foi confiada.

Meditando sobre Jesus – o Pastor que dá sua vida (“ninguém a tira de mim!”) -, percebemos que há duas maneiras de imitá-lo. A primeira é aquela que caracteriza os mártires, por meio de um sacrifício cruento, como ocorreu com S. Maximiliano Kolbe, vítima do nazismo na Segunda Guerra mundial. A outra maneira é aquela que, normalmente, nos é oferecida pelo Senhor: um “martírio” a prestações, através dos pequenos sacrifícios de cada dia, que pedem paciência, humildade, perseverança, solidariedade e perdão.

Não nos iludamos. Imediatamente após nossa morte, estaremos diante de nosso Senhor e Juiz. Ele não perguntará por nossas grandiosas realizações, objeto de sucesso e de aplauso humano. Jesus Cristo, por certo, fará uma única pergunta: - “Você cuidou bem dos meus?”

Orai sem cessar: “O Senhor é meu pastor: nada me falta!” (Sl 23)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança