quinta-feira, 1 de outubro de 2009

2o dia do Tríduo de São Francisco


Sexta-feira dia 02/10/2009 – Responsabilidade - OFS

Celebrante – Frei Juvenil

Tema- “O olhar de fora”

Texto – carta de Jaques de Vitry (JACQUES DE VITRY)
“Só encontrei uma consolação naquela região: muitas pessoas, de ambos os sexos, ricos e seculares, deixando tudo por Cristo, fugiam do século. Chamavam-se frades menores. São considerados com muita reverência pelo senhor Papa e pelos cardeais.
Não se preocupam com nada do que é temporal, mas, com desejo fervoroso e veemente esforço, trabalham todos os dias para tirar das vaidades do século e levar consigo as almas que perecem.
E por divina graça já alcançaram importantes êxitos e realizaram numerosas conquistas; os que os ouviam, diziam a seus amigos: "Vinde e vereis com os próprios olhos". Desta forma um auditório chama ao outro. Estes vivem de acordo com a forma de vida da Igreja primitiva, da qual se escreve: "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma" (At 4,32). Durante o dia, entram, nas cidades e aldeias, dedicando-se à vida ativa do apostolado; à noite, voltam a seus eremitérios ou se retiram para a solidão da vida contemplativa. As mulheres convivem em alguns hospícios não distantes das cidades; não aceitam doações, mas vivem do trabalho de suas mãos. No entanto, se afligem e se perturbam muito com a veneração que lhes tributam clérigos e leigos, por lhes parecer excessiva.
Uma vez por ano, os homens desta Ordem se encontram num lugar combinado para se alegrarem no Senhor e comerem juntos: e é de grande proveito para todos. Valendo-se do auxílio de conselheiros corretos e virtuosos, redigem, promulgam e levam à aprovação do Senhor Papa santas instituições; em seguida, separam-se novamente por um ano e se espalham através da Lombardia, Toscana, Apúlia e Sicília" (Jacques de Vitry, carta de 1216).

Evangelho - Mt 19, 16-22

Motivação – Dificuldades com a regra , considerada muito dura

Gesto concreto – Fraldas geriátricas

Nenhum comentário: