terça-feira, 21 de outubro de 2008

III APD - Segunda Etapa - dia 24/10 - 20hs - Igreja São José


Assembléia significa povo reunido.


Assembléia é o próprio nome da IGREJA. No Novo testamento, as primeiras comunidades cristãs se chamavam a si mesmas “ekklésia theou”, assembléia de Deus. Daí veio o latim “ecclesia” e os nomes modernos de “chiesa”, “iglesia”, “église”, church” e o nosso português: Igreja.
A Igreja é a assembléia convocada por Deus, para escutar a sua Palavra, celebrar o seu culto, praticar a comunhão fraterna. A Igreja é como que uma reunião permanente dos fiéis, dos discípulos de Cristo.
Mas há momentos em que a Igreja sente a necessidade de se reunir de modo especial para deliberar, para procurar uma resposta às interrogações surgidas no seu meio, para superar a ameaça de divisões e divergências, para responder aos desafios da época.
Assim, a Assembléia do Povo de Deus é a assembléia mais importante de nossa Arquidiocese, que se organiza e se mobiliza para discutir quais rumos quer para a caminhada pastoral da Igreja, dentro da realidade em que está inserida, atenta aos “sinais dos tempos”.
A I Assembléia do Povo de Deus aconteceu em 1996. A II APD realizou-se em 2003 e agora, para 2008, teremos a III APD.
As Assembléias do Povo de Deus são convocadas pelo Arcebispo, que chama à participação representantes das Paróquias, Movimentos e Pastorais, para ouvir dessas instâncias o que elas pensam sobre a realidade pastoral e de evangelização e, a partir daí, estabelecer as diretrizes para a caminhada da Igreja, nos próximos anos.
Pastoral da ComunicAÇÃO - SA

Nenhum comentário: