quarta-feira, 5 de agosto de 2009

800 anos da fundação da Ordem


DIA 2 DE AGOSTO



Neste ano de 2009, a Ordem dos Frades Menores, comemora os 800 ANOS em que o Papa Inocêncio III, aprovou a regra dos franciscanos, dando autorização papal de pregar a todas as pessoas, a todas as Igrejas.


“Oito séculos de presença evangélica no seio da Igreja, cheios de conflitos internos e externos, como acontece com todos os grupos humanos. Uma história perpassada de pecado e de graça, de crises e de superações, de derrotas e de vitórias, de infidelidades e de fidelidades, de erros e acertos, de decadência e de reflorescimento. Mas no balanço geral, pode-se dizer que esta história, mesmo nos momentos de pecado, sempre foi acompanhada pela graça de Deus, que lhe permitiu a retomada do caminho iniciado”. Frei Celso Márcio Teixeira, ofm.


“Pelo singular amor que consagrava à Bem-aventurada Virgem Maria, São Francisco de Assis teve sempre particular cuidado por uma capelinha dedicada a Santa Maria dos Anjos, também chamada da Porciúncula. Foi aí que fundou a I Ordem, dos Frades Menores, e colaborou na fundação da II Ordem acolhendo Santa Clara; e aí também recebeu os irmãos e irmãs que de toda a parte acorriam para entrar na III Ordem da penitência; aí, finalmente, completou a carreira da sua vida santa. Foi o berço de toda a vida e expansão franciscana”.


PAZ E BEM!


Fonte: http://www.franciscanossantacruz.org.br/default.asp?pag=p999901


Nenhum comentário: