terça-feira, 28 de outubro de 2008

XXIV Encontro de Jovens com Cristo

Cerca de 70 jovens participarão do XXIV Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia Santo Antônio dos Funcionários neste final de semana (31/10, 01 e 02/11). Que o Espírito Santo de Deus ilumine todos aqueles que farão como também os que participarão. Paz e Bem!

Pastoral da ComunicAÇÃO - SA

II Etapa da III APD

"Paz e Bem!

Aconteceu, na Igreja de São José a "Segunda etapa Missionária: refletir e Discernir", da IIIAPD.

Tinha a participação de todos os Conselhos Pastorais Paroquiais de nossa Forania da Boa Viagem!

Essa etapa está levantando elementos que serão trabalhados na Assembléia da Arquidiocese que acontecerá nos dias 08 e 09 de Novembro próximos.

No dia 08 os trabalhos serão no Campus da PUC, no coração Eucarístico e no dia 09 no Chevrolet Hall.

Cada Paróquia, além do Pároco tem o direito de enviar dois representantes.

Em nossa paróquia, estão sendo indicadas, pela participação na vida da forania e nos trabalhos já realizados até aqui, a coordenadora da catequese e a coordenadora dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e Secretaria do CPP [Mariinha e Andréia].

Grande abraço,

Fr. Juvenil"

terça-feira, 21 de outubro de 2008

III APD - Segunda Etapa - dia 24/10 - 20hs - Igreja São José


Assembléia significa povo reunido.


Assembléia é o próprio nome da IGREJA. No Novo testamento, as primeiras comunidades cristãs se chamavam a si mesmas “ekklésia theou”, assembléia de Deus. Daí veio o latim “ecclesia” e os nomes modernos de “chiesa”, “iglesia”, “église”, church” e o nosso português: Igreja.
A Igreja é a assembléia convocada por Deus, para escutar a sua Palavra, celebrar o seu culto, praticar a comunhão fraterna. A Igreja é como que uma reunião permanente dos fiéis, dos discípulos de Cristo.
Mas há momentos em que a Igreja sente a necessidade de se reunir de modo especial para deliberar, para procurar uma resposta às interrogações surgidas no seu meio, para superar a ameaça de divisões e divergências, para responder aos desafios da época.
Assim, a Assembléia do Povo de Deus é a assembléia mais importante de nossa Arquidiocese, que se organiza e se mobiliza para discutir quais rumos quer para a caminhada pastoral da Igreja, dentro da realidade em que está inserida, atenta aos “sinais dos tempos”.
A I Assembléia do Povo de Deus aconteceu em 1996. A II APD realizou-se em 2003 e agora, para 2008, teremos a III APD.
As Assembléias do Povo de Deus são convocadas pelo Arcebispo, que chama à participação representantes das Paróquias, Movimentos e Pastorais, para ouvir dessas instâncias o que elas pensam sobre a realidade pastoral e de evangelização e, a partir daí, estabelecer as diretrizes para a caminhada da Igreja, nos próximos anos.
Pastoral da ComunicAÇÃO - SA

domingo, 19 de outubro de 2008

Hora Santa Missionária

Nossa comunidade participou, na última sexta-feira, 17 / 10, na Igreja São José, da Hora Santa Missionária.

Confiram abaixo as fotos:




Pastoral da ComunicAÇÃO - SA

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A Pastoral Mãe Peregrina convida para a "Festa da Aliança de Amor": 94 anos do Movimento Apostólico de Schoenstatt




No dia 19 de outubro a Família Schoenstattina da Arquidiocese de Belo Horizonte vai comemorar os 94 anos de fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt – a Festa da Aliança de Amor.


A comemoração será no Santuário Tabor da Liberdade, em Confins, a partir das 9 horas.


Vivência, adoração e terço fazem parte da programação do dia, que irá terminar com uma missa às 15 horas, celebrada por Dom Aloísio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.


O Movimento Apostólico de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, fundada pelo Pe. José Kentenich em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha. Naquele dia, padre Kentenich e um grupo de seminaristas pallottinos convidaram a Mãe de Deus a estabelecer-se numa Capelinha e fazer dela um Santuário de graças, de onde partisse um movimento de renovação religioso e moral para mundo.


Portanto, a essência desta espiritualidade é a Aliança de Amor que os membros selam com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no Santuário. Essa Aliança é um meio eficaz para a vivência mais consciente da Nova e Eterna Aliança, na qual somos inseridos pelo Batismo.


Por meio dela, podemos crescer numa profunda fé na Divina Providência e aproveitar as pequenas coisas do dia-a-dia como caminho de santidade.

Outras informações através do telefone: (31) 34446554 / 91717172.

Fonte: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias/noticias.php?id=846

domingo, 12 de outubro de 2008

Hora Santa Missionária dia 17/10 , ás 20:00 h na Igreja São José

Queridos catequistas, Paz e Bem!

No próximo dia 17/10, ás 20:00h na Igreja São José teremos a Hora Missionária da nossa Forania.
A Pároquia de Santo Antonio, nas pessoas de seus catequistas, ficou responsável pela procissão de entrada.
Serão 5 jovens com velas coloridas (uma de cada continente), três pessoas para carregar a cruz, o globo e o cartaz , uma pessoa para carregar o estandadrte da Paróquia e uma pessoa para fazer uma leitura.

Participem!!! Divulguem!!!

COMUNICADO IMPORTANTE

A Assembléia dos CPP's (que o Frei comunicou na última 3f na Reunião do Conselho) será no dia 24 (e não 21) de outubro às 20:00 na Igreja S. José (e não na Boa viagem).

Não esqueçam de informar o membro de sua pastoral que participará da Assembléia.

Paz e Bem!!!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Festa de São Francisco 2008

Com o tema A PERFEITA ALEGRIA a Paróquia Santo Antônio dos Funcionários comemorou na última semana, de 01 a 04 de outubro de 2008, a Festa de São Francisco de Assis.

A preparação da liturgia e organização de cada cerimônia foi responsabilizada para cada uma das pastorais da nossa igreja, que são elas:


















* OFS
* ECC
* EJC
* EAC
* Catequese
* Viva a Vida
* RCC - Grupo de Oração
* Apostolado da Oração
* Mãe Peregrina
* Pastoral do Batismo
* Pastoral da Música
* Pastoral da Família
* Pastoral da Comunicação
* Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística


No primeiro dia, 01/10, tivemos o sub-tema: OFS (Ordem Franciscana Secular) dos leigos e leigas, casados ou solteiros.

No segundo dia, 02/10, com o sub-tema O Frade Perfeito, Francisco mostra que na diversidade de dons podemos, em fraternidade, viver o Evangelho .

O terceiro dia, dia 03/10, foi reservado para a celebração do Trânsito de São Francisco, ou seja, sua morte. Foi encenada pelos alunos do Colégio Santo Antônio.
No sábado, dia 04/10, dia de São Francisco, foi-nos apresentada "A perfeita alegria", onde Francisco mostra que apesar de toda adversidade conseguimos manter nossa fé e amor ao próximo, alcançamos a perfeita alegria.

No final da celebração, Frei Juvenil abençoou os animais presentes e todos os paroquianos foram convidados para um lanche no lado de fora da igreja.


Nossa paróquia também é notícia no site da Província. Acessem: http://www.franciscanossantacruz.org.br/
Até a próxima!!
Pastoral da ComunicAÇÃO - SA

A Perfeita Alegria - Tema da Festa de São Francisco em 2008


Um dia, enquanto São Francisco caminhava com Frei Leão, vindo de Perusa para Santa Maria dos Anjos, durante um rigorosíssimo inverno, Francisco o chamou, pois o seu companheiro andava mais a frente e lhe disse: "Irmão Leão, ainda que o frade menor desse o maior exemplo de santidade e de boa edificação, em toda a terra, escreve que nisso não está a perfeita alegria".
E andando mais um pouco torna a o chamar: "Ó Irmão Leão, ainda que o frade menor curasse os cegos, os paralíticos, os surdos, os coxos, os mudos e mesmo ressuscitasse mortos de quatro dias, escreve que nisso não está a perfeita alegria".
Andando mais um pouco, Francisco grita com força: "Ó Irmão Leão, se o frade menor soubesse todas as línguas do mundo, todas as ciências, escrituras e profetizasse e revelasse as coisas futuras, os segredos das consciências, escreve que nisso não está a perfeita alegria".
Indo mais adiante, São Francisco o chama novamente com força: "Ó Irmão Leão, ovelhinha de Deus, mesmo que o frade menor falasse a língua dos anjos e soubesse tudo sobre as estrelas e sobre as ervas e lhe fossem revelados todos os segredos da terra, dos pássaros, dos peixes, de todos os animais, homens, árvores, pedras, raízes e águas, escreve que nisso não está a perfeita alegria".
E caminhando mais um pouco torna a o chamar em alta voz: "Ó Irmão Leão, ainda que o frade menor soubesse pregar como ninguém e convertesse todos os infiéis da terra, escreve que nisso não está a perfeita alegria". Francisco continuou falando assim durante duas milhas.
Então, Frei Leão, bastante admirado, perguntou-lhe: "Pai, peço-te por amor de Deus que me digas onde está a perfeita alegria".
Então, o santo respondeu: "Quando nós chegarmos ao convento de Santa Maria dos Anjos, totalmente molhados, tremendo de frio por causa da neve, cheios de lama e de fome e batermos na porta e o irmão-porteiro nos disser: "Quem são vocês?" E nós lhe dissermos que somos dois de seus irmãos, mas ele irritado falar: "Não são não! Vocês são dois vagabundos que andam enganando a todos por aí, roubando as esmolas dos pobres. Por isso, fora daqui!" E não nos deixar entrar no convento e fazer com que fiquemos na neve, na chuva e com frio e fome até de noite: então, se suportarmos tudo isso com alegria, sem nos perturbarmos e sem murmurarmos contra ele e até pensarmos humildemente que o porteiro nos reconheceu e nos falou aquilo tudo com a permissão de Deus: aí, sim, irmão Leão, escreve que nisto está a perfeita alegria!"
"Depois de tudo isso, irmão Leão, se continuarmos a bater na porta e ele sair do convento furioso e nos expulsar falando-nos muitas injúrias e nos der bofetas dizendo: "Fora daqui, seus ladrões vis, aqui ninguém lhes dará comida nem cama". Se nós suportarmos tudo isso com paciência e alegria e de bom coração, escreve, irmão Leão, nisso está a perfeita alegria!""
"E ainda uma vez, por causa da fome e do frio da noite, batermos e chamarmos e pedirmos por amor de Deus com muitas lágrimas que nos abre a porta e nos deixe entrar e, se ele mais escandalizado nos chamar de vagabundos importunos e disser que nos pagará como mercemos e sair com um bastão nodoso na mão e nos agarrar pelo capuz e nos atirar ao chão e nos arrastar pela neve e nos bater muito; se suportarmos todas estas coisas com paciência e alegria, pensando em tudo o que Cristo bendito sofreu por nós; escreve, irmão Leão, que nisso está a perfeita alegria e ouve, pois, a conclusão: acima de todas as graças e de todos os dons do Espírito Santo, os quais Cristo sempre concede aos seus amigos, está o dom de conseguir vencer-se a si mesmo e, de boa vontade, suportar todas as injúrias e desprezos, lembrando sempre que todos os dons vêm de Deus, como nos diz o Apóstolo: "Que tens tu que não o haja recebido de Deus? E se recebeste dele, porque te glorias?". Mas, irmão Leão, nós podemos nos gloriar na cruz da tribulação de cada aflição, porque isto sim é nosso!
Paz e Bem!
Pastoral da ComunicAÇÃO - SA

Esse Tau de Santo Antônio

Prezados Paroquianos,

Bem vindos ao nosso blog!
Este espaço é seu!
Foi pensado para você!
É através dele que a Paróquia Santo Antônio dos Funcionários inicia o trabalho de Comunicação Virtual com seus paroquianos.
A partir de hoje você terá aqui novidades do que está ocorrendo na paróquia, eventos, comemorações, ações.

Teremos também uma newslatter quinzenal que será enviada por email.
Para recebê-la, basta enivar-nos um email (
comunicacaopsa@gmail.com) com seus dados: Nome, de qual pastoral pertence, email e aniversário.

A Pastoral da ComunicAÇÃO desde já agradece a todos os paroquianos o apoio neste novo projeto.

Paz e Bem!

Pastoral da ComunicAÇÃO - SA
comunicacaopsa@gmail.com